De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

sábado, março 28, 2009

África 2008/2009 em Autocaravana - Espanha - Marrocos - Sahara - Mauritânia - Senegal - Gâmbia - Casamansa - Guine-Bissau III

DIA 53 - 16.FEV.09 - 2ª. Feira  
LAMHIRIZ-BOUDJOUR-LAAYOUNE-TARFAYA-QUED MA FATMA
 
(foi nesta estação de serviço que jantamos e pernoitamos...)


Percorridos 78 km, começam a surgir AC que pernoitam junto à costa, ao pé das cabanas dos pescadores.Passagem do desvio para Dakhla ao Km 8.201 e de novo outra área de serviço ao Km 8.337 em Lakraa.
 
(surpresa... tempestade de areia,... e... os camêlos...) 
Eis-nos de novo em Boudjour ao Km 8.515.
Dia verdadeiramente ventoso após Boudjoul. Da parte de tarde, eis que o vento cria imensas núvens de areia e na passagem das dunas um pneu de Claude rebenta... Como já lhe havia acontecido o mesmo num peneu do reboque e no peneu do lado oposto,... teve de recorrer ao pneu suplente do irmão...

Entretanto o vento fustigava sobre as areias das dunas... fiquei com os olhos pejados de areia,...
Praia de Laayoune, pequena paragem para almoço ao Km 8.703. 
(após Laayoune. a ''messe'' de oficiais... dos militares...)
 
Este ferry ficou encalhado há cerca de um ano na costa de Tarfaya. No seu interior, entre outras coisas, meia centêna de viaturas.  Trata-se da mesma empresa que opera entre Portimão e Funchal.
Após abastecimento de combustível isento de taxas, (1lt 4,18Dy = € 0,40!) estacionamos já noite no local junto à foz do Rio Ma Fatma.
Percorridos: 8.974 Km (Dia 1.028 km)
Dia 54 – 17.FEV.09 – 3ª. Feira 
QUED MA FATMA - TAN-TAN -  GUELMIM - AGADIR (Marrocos)
(Às 8h.da manhã...já na outra margem, ...o ''camping'' na falésia)
Manhã fresca mas pouco ventosa. Óptima para viajar pois no ano passado passei por uma tempestade de areia.
 
(estradas sinuosas mas belas...)

Passagem em Guelmim ao Km 9.190. Os 115 km até Tiznit, são deveras cansativos pois a estrada é deveras sinuosa. Em Tiznit paragem de uma hora para compras.  
A grande área frente ao parque de campismo estava repleta de AC.

(uma hora para compras em Tiznit)
Chegada a Agadir ao Marjane (hipermercado) e estacionamento junto à casa de Camille onde pernoitamos.
Percorridos: 9.405 Km (Dia 431 km)  
Dia 55 – 18.FEV.09– 4ª. Feira

AGADIR -  CHICHAOUA (Marrocos)
Pela manhã, dirigi-me com a AC ao ‘’suc’’ para me encontrar com o já conhecido pintor auto para com ele seguir até à sua oficina para reparar os estragos da passagem da jangada na Guiné-Bissau.
(o já familiar pintor de AC de Agadir)
Ao meio-dia o almoço na casa de Camile, onde fiz as despedidas do grupo que me acompanhou... visitarão o deserto de Merzuga já meu conhecido.

A sardinhada no terraço de Agadir e a tartaruga
Pelas 5 horas da tarde, abasteci no Hiper ''Marjane'' e segui ''a solo'' pela sinuosa e difícil estrada em direcção de Marrakech.


É uma verdade que à noite não se deve conduzir em Àfrica. A estrada já de si sinuosa permite mesmo assim que camiões me ultrapassem em cima de traços contínuos... Apanhei alguns sustos e passei por dois acidentes, um camião capotado e um outro que me havia ultrapassado, enfaixado na traseira de um outro.
A noite entretanto avançava e o cansaço obrigaram-me a pernoitar numa estação de serviço em Chichaoua, a uns 75 km de Marrakech.
Percorridos: 9.604 Km (Dia 186 Km)
Dia 56 – 19.FEV.09 – 5ª. Feira
CHICHAOUA – CASABLANCA – RABAT – TÂNGER (Marrocos) – TARIFA (Espanha) - ALGECIRAS
Às 7 horas da manhã já rolava de frente para o nascer do sol. Decorridos 40 km, entro na Auto-Estrada, e antes de Casablanca apanho um nevoeiro cerrado de cerca de 50 km... A restante viagem fi-la calmamente até Tânger, onde aproveitei para lavar a AC no ‘’Marjane’’. Dia solarengo mas fresco.
 

a paisagem à chegada a Tânger
(no ''Marjane'' de Tânger... ''deram banho'' à viatura...)
Percorridos: 10.250 km
Dia 57 – 20.FEV.09 – 6ª. Feira
ALGECIRAS - BRAGA
Saída pelas 8 horas da manhã com o céu a fazer caretas... A viagem fi-la seguindo as indicações do GPS - viagem mais curta e rápida... De Algeciras fiz a ''scut'' até Jerez de la Frontera e entrei na AE para Sevilha (€ 6,20), continuando na nova ''scut'' até Zafra encurta um pouco o percurso e aproveita-se para ir às compras e abastecer de gasóleo no ''Carrefour''... pela óptima AE espanhola até Zafra.
Passagem ''lateral'' de Badajoz e passagem directa à fronteira que dista poucos km de Campo Maior.
(os verdes e amarelos campos alentejanos, logo a seguir à fronteira de Campo Maior... enfim... em casa...)
Daí é um pulinho até à ''scut'' que sobe do Rio Tejo até à Guarda.
(na passagem do Fundão,... a neve lá no alto da serra...)
Depois já se conhece de cor o caminho - Viseu - Estarreja e ''scut'' até à ponte do Freixo.
Percorridos: 11.230 km (Dia 980 Km)