De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

sábado, março 12, 2016

Março marçagão

La Salette
9março2016 – 4ª. feira
BRAGA – BEDUIDO/ESTARREJA
MARÇO MARÇAGÃO, MANHÃS DE INVERNO… TARDE DE VERÃO…
Ou já que estamos em maré de Provérbios:
- Em Março, tanto durmo como faço.
DSC02994DSC02996
É claro que os tempos são outros. Adotarei o segundo Provérbio, ou seja, uma saída para dormir e fazer algo pela melhoria de segurança da autocaravana.
A manhã efectivamente apresentou-se cinzenta e de chuva certinha e incomodativa e o frio alimentou-se dos agasalhos.
Deixei que o vento se encarregasse de limpar o céu e com o sol a brilhar, saí de novo em direção a sul.
Não será grande a viajem, contudo haveria de enfrentar o tráfego sobrecarregado das estradas nacionais até ao Porto e depois o cenário foi o mesmo. Pela via principal fiz o percurso que habitualmente percorro em direção a Coimbra. O Gps encarregou-se de novo em me levar pela EN1 até uns 15 km’s antes do objectivo – AS de Estarreja.
Cheguei já noite escura... foto retirada de (Intercaravanas) - o arvoredo nesta altura mostra apenas os galhos das árvores
A poucos kms de Estarreja, avisto placa informativa de AS para AC de BEDUIDO / Estarreja, que não conhecia.
Um utilizador Francês já lá estava pelo que decidi fazer o mesmo. Verifiquei que a TV mal funcionava, talvez devido ao vento frio que fazia… Wifi… nem pensar… afinal, o mesmo que me esperaria na conhecida AS de Estarreja.
Içada a ‘parabólica’ lá me decidi pelo jantar com as notícias da tomada de posse do ‘novo’ Presidente da República.
- ASA Santo Amado (Beduído) – Estarreja, localiza-se no parque de Santo Amaro em Beduído, os serviços são pagos via Jetons (disponibilizados no local por um particular e um café existente, valor de cada Jeton 2,00€ para 2 dias. O estacionamento e pernoita gratuitos.
No verão, o local tem bastante sombra o que o tornará  agradável, dispondo de mesas de jardim e grelhador.
O parque está inserido numa zona habitacional e dispõe de bastante iluminação nocturna.…
AS para AC do BEDUIDO ( Estarreja ) – N 40º 46’ 15.0’’ O 8º 33’ 11.6’’
Percorridos: 112 Km’s
10março2016 – 5ª. feira
ESTARREJA – ANGEJA – AVEIRO
Marco
O fecho da porta lateral da AC já com a nova fechadura que pode ser manuseada do interior
Conforme marcação prévia, visitamos a ''Albicampo'' onde em menos de uma hora seria instalada a 'geringonça' para fecho do interior da porta lateral da AC.. 
Tarefa cumprida, mais uns kms e haveria de me dirigir ao sempre agradável local de pernoitas em Aveiro, junto à Ria.
DSC03002
O meu vizinho Inglês
DSC03001






DSC03009
Após o almoço, rumei à 'Varidauto', junto às gasolineiras da BP/Fiat/Renault para dar seguimento à sugestão que me havia sido dada de ''parafinar'' o chassis da AC..
DSC03010DSC03012
Mesmo sabendo que existem inconvenientes, avancei com a ideia no sentido de proteger as ferrugens próprias de quem habitualmente visita as zonas costeiras. Quais os inconvenientes? Pois... dizem-me: ruídos + envelhecimento de borrachas... 
DSC03023
depois
DSC03020DSC03014


Serviço efectuado. A ver vamos se ainda que psicologicamente nos alivia as inquietudes.

Voltei de novo a Aveiro para lá passar a noite fria, sem que antes desse um pouco ao pedal pela cidade.

Percorridos: 153 Kms ( Dia 41 Kms )
DSC03029DSC03038DSC03041
11março2016 – 6ª. feira
AVEIRO – ESTARREJA
Como nesta época as baterias do habitáculo da AC  enfraquecem, haveria de rumar de novo a Estarreja onde na AS para AC aproveitaria o reduzido preço para ligar a electricidade (€ 2,00/ 2 dias)...
DSC03046
Uma placa do antigamente
DSC03042DSC03043
DSC03045
Percorridos: 174 Kms ( dia 21 Kms )
12março2016 – sábado
ESTARREJA
As baterias ficaram mais que carregadas com o sol a bafejar o painel solar todo o dia.
dia de feira - o bulício da pacata terra mexe mais.
Mesmo se dispunha de eletricidade a bordo, TV via parabólica (a TDT... não chega aqui...) e internet (via pirata) haveria de retirar a bicicleta e de me meter a caminho do Cais do Bico que dista daqui uns 10 kms.
Aí chegado, ainda tagarelei com dois autocaravanistas Franceses que compunham o leque de seis residentes. Poucas autocaravanas pois derivado aos abusos a JF decidiu fechar as caixas de eletricidade que até aqui faziam as alegrias de todos que por aqui passavam.
a pausa no Cais do Bico - Murtosa
Passagem na zona dos moliceiros onde ainda fui cumprimentar os meus Amigos pescadores José e Joaquim que de imediato me reconheceram e saudaram.
Cais do Bico
Para mais tarde recordar
O regresso ocorreu por ecovia térrea que circunda a ria e nos leva a Estarreja.

Uma tarde bem passada debaixo de uma brisa fresca que me obrigava a pedalar com mais garra...
por entre as zonas alagadiças com os verdes e amarelos a sobressair
Parte da Ecovia - passadiço

13março2016 – domingo
ESTARREJA - OLIVEIRA DE AZEMEIS - (LA SALETTE) - BRAGA
A meio da tarde, seguiria em direção de Oliveira de Azeméis para visitar o parque de La Salette que julgo nunca ter visitado sendo que o mesmo é considerado o ex-libris da cidade de Oliveira de Azeméis, marcado pela beleza e tranquilidade.
Quem chegou primeiro?
Localizado sobranceiramente à cidade, o parque comemorou em 2009 o primeiro centenário. A ele rumam milhares de pessoas em Agosto, durante as Festas em honra de La Salette.









_P_ pernoita AC ( a 20 mts da AS ) - N 40º 50' 40.9''   W 8º 28' 01.0''
AS de La Salette - para pernoita nem tanto - muito inclinada

Área de despejos e abastecimnto de água grátis
Percorridos: 325 Kms   (Dia  151 Kms )

Sem comentários: