sexta-feira, julho 12, 2013

À descoberta da IRLANDA - Dia 41 e 42 de viagem

Tracht Beach - a 30 km a sul de Galway
Dia 41 – 11.julho.13 – 5ª. feira
GALWAY – Salthill – GALWAY – ORANMOR – KILCOLGAN – KINVARRA  -Tracht Beach
Da parte da manhã, reabastecemos água na torneira do pequeno porto. Ainda avançamos sobre a marginal oeste da cidade até Salthill, zona de praias, por tal motivo, muito difícil de encontrar local adequado para ficarmos.
Retrocedemos seguindo em direcção a sul, numa estrada mais espaçosa e de bom piso, sobretudo até Kinvarra onde paramos para apreciar o ‘Castelo’ que como já nos habituamos o seu ingresso é pago (€ 6,00)…

os condomínios no percurso

A ideia seria a de ficarmos em local calmo para retemperar energias perdidas na noite que passou, por um lado pelo calor sentido no habitáculo da Ac e o facto de não correr nenhuma brisa… por outro lado, a ‘barulheira’ vinda do porto onde um barco carregava sucata.

a garrafa... foi maroteira!...

Encontramos ‘no fim de linha’ um ‘parque’ que melhor dizendo mais não é que um campo que avança até à praia.
À entrada um letreiro artesanal avisando que o custo de permanência/dia é de € 3,00.
Passados instantes, já a colocar calços para equilibrar a ‘casa’, eis que a ‘dona’ se dirige a nós e avisa… que são € 3,00!... Sim entendi… mas que para ‘passar a noite’, seriam mais € 10,00!... a acalmia do local e o dia a pedir uma brisa marítima, fez com que aceitássemos, mesmo não podendo fruir de mais nada, excepto uma torneira com água.
Os meus amigos, de imediato foram a banhos… preferi preparar o repasto, calmamente e à sombra do toldo da AC passar ‘pelas brasas’… após ele.
A praia está pejada de mães que pernoitam em ‘roulotes’ e o ‘chilrear’ da pequenada não passa despercebido.
As pessoas mesmo ao anoitecer continuam nas águas mansas e mornas… não imaginava um cenário destes na Irlanda depois de tanta neblina cinza escura e alguma chuva de permeio…
É o verão Irlandês.
Percorridos: 4.655 Km  ( dia 46 Km )
Gps: N 53º 10’ 11.9’’   /   W  008º 59’ 13.7’’
 Dia 42 - 12.julho.13 - 6ª feira
Tracht Beach - KINVARA - GORT - ENNIS - BUNRATTY - LIMERICK - ASKEATON
ENNIS
A noite mais bem dormida de toda a viagem. Um silêncio absoluto. Uma paz que me fez dormir sem escutar sequer o mar ali tão perto.
Partimos em direção a sul, por estrada daquelas que não agradam a ninguém. Estreita quanto baste, e vítima de uma ultrapassagem de um tresloucado, que só por milagre não chocou comigo... um caso isolado já que a esmagadora maioria dos Irlandeses são muito cautelosos sobretudo neste tipo de estradas.
Após uns 15 km's, entramos numa auto-estrada (não existem muitas nas Irlandas), até que saímos para visitar a pequena cidade de ENNIS.

Ennis
Mesmo sendo uma pequena cidade, não foi fácil a tarefa de encontrar um estacionamento (mesmo pago), e como a ideia era de pararmos cerca de uma hora e não encontramos local para parar, acabamos por circular nas estreitas ruas sem sair.
A paragem para almoço teve lugar no Parque anexo ao Castelo e ''Park Folk'' de Bunratty, que dispõe de água e despejos de 'águas cinzas' das AC.
Fica em: N52º 41' 55.2''  -  W 008º 48' 36.6'' (bom para pernoita).
O custo de entrada no Parque é de € 15,00 e no mesmo realizam-se espetáculos de folclore da Irlanda.
Bunratty
Mais uns quilómetros e o estacionamento no centro de LIMERICK, para visita à cidade de 90.000 hab., a terceira cidade da República da Irlanda que foi fundada pelos 'viquingues'.
chegada a LIMERICK
Com os parques de estacionamento caros, ( € 2,00/hora), e não sabendo de locais apropriados para pernoitar, efetuamos a visita e partimos para uma cidadezinha a uma vintena de quilómetros a oeste onde sabíamos existir esse espaço.

Uma cidade que não achamos deveras interessante, ainda mais, não dispõe de muitas ruas pedonais.

Limerick

No final da tarde, chegada à pequena cidade de Askeaton, onde no 'edifício do turismo', somos recebidos pelo 'guia local' - um idoso de nome Anthony Sheehy que fez questão de referir que contribuiu para a criação da àrea de serviço para autocaravanas, que mesmo hoje, é ainda a única existente na República da Irlanda, já que as outras existentes estão localizadas na Irlanda do Norte.
AS muito bem sinalizada
AS ao pé de um pequeno parque e da piscina coberta
Askeaton - pequena cidade com vestígios medievais.

Askeaton

A AS para AC
No início da noite, um pequeno grupo de jovens fez questão de nos cumprimentar e duas das raparigas com alegria dizer que já passou férias em Tavira no Algarve...
os rapazes, sobre o muro... na outra margem...
Miúdos imbuídos de uma enorme alegria e para nosso regalo, faziam piruetas na água... os rapazes, mais ousados, atiravam-se do alto das ruínas na outra margem... muito próximo das 22,30h.!....
Percorridos: 4.779 Km ( dia 124 Km )