De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

domingo, setembro 16, 2012

Rumo à Floríade - Holanda - Dia 14 de viagem


Dia 14 de viagem – 14.SET.12 – 6ª. Feira
HOORN –  EDAM – VOLENDAM (NL)
A noite chuvosa e ventosa não incomodou muito, pelo que adormecemos com o bater das águas.
De manhã, ainda chuvosa, levou a que a cama tenha apetecido pois a temperatura caíu substancialmente.

Antes do meio dia, saímos da marina certos de que não iríamos para fazer os 30 km que nos separam de Amsterdam por ser um desperdício ficar num camping com chuva e a visita à cidade não se tornar convidativa.
pequenos terrenos defronte das casas... belos!
Ainda acedemos à net, constatando que o dia seria chuvoso, mas que amanhã, Sábado e Domingo se prevê bom tempo.



Viajamos para a cidade próxima de Edam, tendo antes parado para reconhecimento num _P_ indicado no Gps em Volendam onde já estavam 2 AC .
bolos, flores e bicicletas... um Paraíso
Invertemos a marcha para do _P_ que dista uns 500 mts do centro de Edam procedermos à visita da cidade.

os queijos...

Mesmo sendo uma cidade relativamente pequena, o casario de dois pisos distribuído por ruas paralelas e perpendiculares, acabamos por perder o rumo e quando questionamos um simpático idoso para que direcção era o centro da cidade, sorriu, dizendo que era no sentido oposto.
no comments
Que sendo ainda a 15 minutos dali, nos facilitaria a vida indo a casa a uns 50 metros buscar a chave da sua viatura e nos levou ao centro propositadamente, logo no momento em que a chuva caíu a bom cair.
Mais um gesto que muito me sensibilizou e me demonstrou uma vez mais que as gentes das periferias e cidades pequenas holandesas, tudo fazem para ser simpáticos e hospitaleiros…
O centro citadino, tirando Julho e Agosto, não tem o mesmo charme, já que deixam de surgir os carrinhos de mão levando à praça central os afamados queijos Edam.





A parte mais interessante da visita teve a ver com o calcorrear das estreitas ruas onde as casas tem bonitos arranjos nas enormes janelas que deixam ver a rua das traseiras, com a panorâmica da sala de estar à de jantar.
Nos patamares das casas, muitas delas sem ‘’muros’’, podem-se apreciar lindos canteiros floridos ou as mini esculturas diversas, que vão dos ‘’gnomos’’ aos animais domésticos.
o _P_ de pernoita
Terminada a visita optamos por regressar ao _P_ já referenciado para pernoita, onde ao chegar o sol foi espreitando de quando em vez.
Percorridos: 2.873 Km (Dia 35 Km)
Gps: N 52º 29’ 16.9’’  E 005º 02’ 05.0’’

3 comentários:

João Morgado disse...

Tal como em Portugal, é nas pequenas cidades e vilas que se vê o povo. Nas grandes, as pessoas andam demasiado ocupadas para pensar nos outros.
Boa viagem.

o santareno disse...

A Holanda é sempre um país encantador, mesmo com chuva, os dias passam-se com agrado. Tudo a carrer bem.
Abraço
MadeiradaSilva

david estrela disse...

olá antónio,
tu não me digas que não compraste um belíssimo queijo de edam......??????
um abraço
david+marilia