De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

sexta-feira, agosto 01, 2014

Pirinéus e o 'Tour de France' 2014 ( IX )

AS de Palência... de novo...
Dia 16 de viagem – 28jul14 – 2ª. feira
VITÓRIA/GASTEIZ - PALÊNCIA
O PERCURSO de hoje
na ida esta parte da viagem marca a parte final da travessia de Espanha
no regresso, daqui em diante a viagem monótona por enormes planaltos 
Abastecida a viatura em pleno para não ter de repetir o gesto até chegar a casa, uma viagem sem grandes novidades nem peripécias para contar.
A pernoita na já conhecida AS de Palência.
Percorridos: 1.818 Km ( Dia 210 Km )
Dia 17 de viagem – 29jul14 – 3ª. feira
PALÊNCIA - Villalón de Campos - Villacid de Campos - BENAVENTE - CHAVES - BRAGA
AS PARAGENS DO DIA
Meia centena de quilómetros percorridos, haveria de passar numa das povoações do percurso onde a estrada tem a velocidade regulada para 40 Km/hora e onde nunca parei já que o casario que se apresenta dos dois lados da estrada não cativam.
Villalón de Campos
A única vez que terei feito uma breve paragem, ocorreu no ano passado para procurar gas propano na pequena estação de serviço encravada numa apertada curva da terra.
Desta feita, haveria de 'penetrar' no miolo do 'casco urbano' por uma rua manhosa e esburacada, sendo que ao chegar ao centro a surpresa foi enorme pois fiquei encantado com a magnífica e restaurada praça central.
um pelourinho majestoso repleto de arte
Villalón de Campos

Villalón de Campos é um município da Espanha na província de Valladolid, comunidade autónoma de Castela e Leão, com área 69,93 km² e uma população de 2040 habitantes e densidade populacional de 29,17 hab/km².
Villalón de Campos

Igreja de San Miguel  - Villalón de Campos

Iniciada nos s. XIII-XIV. 
Pórtico de colunas de amplas proporções. 
Teve o templo três naves na sua origem, às quais acrescentaram no s. XVI uma quarta no lado da epístola. 
O abside e a cúpula ovalada correspondem à época neoclássica.
Órgão barroco.
A torre da igreja consta de quatro corpos, os dois primeiros  góticos e em boa cantaria. O quarto, onde se alojam os sinos, são de ladrilho do S. XVII.
Lamentavelmente quer a igreja quer o 'turismo' encontravam-se encerrados.
As ruas da povoação apresentam-se com arcadas muito marcantes, o que não deixa de nos surpreender com o seu peculiar aspeto único. 
Notavelmente Villalon está incluída na rota do Caminho de Santiago. 
Como outras atrações Villalon tem os festivais, que são realizadas em honra de San Juan e San Pedro nos últimos dias de junho, com fogueiras tradicionais, touradas a cavalo, libertação de novilhos e exposições de arte. Já em Setembro, dia 8, é o dia da padroeira, a Virgem de Fuentes, sendo que nessa data também libertam novilhos.  
Villalón de Campos

Na próxima viagem não deixarei de visitar o interior dos monumentos já que desta feita não me foi possível.
Valeu a pena esta paragem.
Villacid de Campos seria a paragem seguinte mas de pouco valeu já que a igreja com vestígios góticos também estava fechada.
Villacid de Campos
Villacid de Campos é um município da Espanha na província de Valladolid, comunidade autónoma de Castela e Leão, de área 24,1 km² com população de 100 habitantes e densidade populacional de 4,27 hab/km²

Villacid de Campos - igreja de Sta Maria a Nova


El Cubo



Haveria de ensaiar uma visita a Benavente mas fiquei desiludido com a cidade. Muito incaracterística e nada fácil a passagem no centro da cidade.
Depois de uma pequena paragem em Chaves para revisitar amizades antigas, a parte mais dolorosa da viagem pela grande quantidade de curvas e contra curvas até Braga com a sempre presente e magnânima paisagem do Gerês.
Entre-pontes - Albufeira de Caniçada
Percorridos: 2.268 Km ( Dia 450 Km )
Velocidade Média de toda a viagem : 47 Km/hora
Consumo geral : 9,5 lts/100
Tempo despendido na condução: 59,88 horas

Sem comentários: