De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

sábado, abril 26, 2014

Escapadinha da Liberdade - Évora-Redondo-Alandroal - ( III )

 Dia 25abr14 - 6ª. feira
É V O R A
 O que fazer em Évora num dia soalheiro e calmo do 25 de abril?
 Sómente e apenas caminhar calcorreando as ruas empedradas da cidade.
 Entrar numa pastelaria e pedir e saborear uma fatia de 'pão de rala'!...

 Ver passar 'a banda'...
 Verificar se o 'templo de Diana' ainda lá está...

 Ir à 'feira' e comprar 'jeans de marca Levis'!!!

a Banda!




na Capela dos Ossos

Dia 26abr14 - sábado
É V O R A - REDONDO - ALANDROAL
ao pé do castelo - um ótimo local de pernoita
Com a manhã acizentada avançamos em direção ao Redondo, contudo, haveríamos de fazer um telefonema para Lisboa ao nosso Amigo M Vitorino que já viveu no Redondo a pedir-lhe uma sugestão para almoçar por cá.
 Aconselhou-nos o ''Marujo'' - sugestão aceite -.
Cação com ameijoas
Estando nós a percorrer a 'rota dos sabores' veio mesmo a calhar... ''cação com ameijoas'' e  ''lombinho com migas de espargos''.  
Diz o Sr José: 'O lombinho não é grande... a travessa é que é pequena'...
A fechar, antes do café 'Delta', chegou a 'tarte de requeijão'... que nem um abade!!!
Ainda no restaurante, na mesa ao lado, dois homens e uma senhora conversavam sendo que um deles era 'homem da terra'... fiz questão de o cumprimentar brincando... e, eis que me 'convida' a visitar a sua olaria.
Um dia que volte, logo a seguir à Porta da Ravessa, bata à porta que poderá gostar de ver...
Uma caminhada pela simpática terra, permitindo assim que o organismo digerisse tão belo repasto.
vista do castelo



A Câmara Municipal

Já de regresso para abalar de novo, eis que avisto o Sr João que me chamou e me questionou porque não ir agora visitar o seu 'atelier'?
Lá nos explicou que vai a muitas Feiras de Artesanato a convite de entidades diversas e de todas essas Feiras, a que mais gosta é a de Vila do Conde. 
Enoteca
 Antes de avançarmos apresentou-nos ao Sr Vitor da Enoteca que visitamos.
 Finalmente em sua casa pertinho da Porta da Ravessa ( a foto dos vinhos da ravessa é a daqui ), mostrou-nos a sua 'obra' conversando entusiasticamente sobre ela.
 É claro que gostamos desta vivência e de conhecer tão ilustre Alentejano que estranhamente é adepto do FC do Porto!!!
O Atelier de João Mértola

As duas peças que adquirimos
No final da visita haveria de nos presentear com uma garrafita de tinto alentejano. Mais queria que fossemos jantar com ele... que nos convidada... óbvio que não aceitamos tanta deferência.
A Porta da Ravessa no Redondo
De novo a caminho de outra localidade desta vez, o Alandroal.  
A caminho do Alandroal
Aqui ficaremos mesmo se os Holandeses não estão por cá
O Alandroal é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Évora, região do Alentejo e sub-região do Alentejo Central, com cerca de 1 800 habitantes. Ergue-se a 341 m de altitude.
Wireless 'free'
do castelo avista-se 'o nosso casario'

Como todas as outras vilas alentejanas, respira-se paz, acalmia e um ambiente imensamente agradável com pessoas afáveis e hospitaleiras.

A Câmara Municipal


coisas de mulher alentejana

Percorridos: 785 Km ( dia 55 Km )

1 comentário:

Francini disse...

Antonio parabéns pelo blog.Eu e meu marido adoramos viajar de motorhome pelo Brasil e países da América do Sul. Vamos acompanhar suas dicas e planejar uma viagem pela Europa.
Abraços, Francini e Luiz
www.familialuzdemotorhome.blogspot.com.br