sábado, abril 27, 2013

Rumo a Sul Primaveril - Dias 10 a 11 de viagem

Dia 10 - 26.abril.2013 - 6ª. feira
FUZETA - ALBUFEIRA
O almoço neste local imensamente lindo na Fuzeta
Saímos do 'camping' e estacionamos ali a uns cem metros junto à ria.
Ali almoçaríamos e na esplanada do 'café' apreciamos um 'delta' pelo qual temos vindo a pagar € 0,70 o que é um preço bastante acima do praticado na maioria dos estabelecimentos do Norte.
Os meus compinchas não tem sido felizes com o frigorífico da sua casa rolante. Já há dois anos atrás em idêntica deslocação ao Algarve procuramos a ajuda duma 'oficina' de súbdito Inglês de nome Jeffrey Tuckel que tem um espaço dedicado ao autocaravanismo de peças e reparações dos vários componentes deste tipo de veículos.
Situa-se nas 'Quatro Estradas', próximo da EN 125 - CamperServ - e o próprio Jeffrey nos atendeu. Encontrou uma solução 'de remedeio' até que à chegada se faça uma reclamação à 'Dometic' a expor a situação desagradável (o frigo, deixa de funcionar quando alimentado a gas).
AS de Albufeira (antigo campo de futebol)
 Pensávamos ir ficar à AS já conhecida da Guia contudo, ao passar próximo de Albufeira reparamos que existiam placas a indicar a nova AS de Albufeira.
paredes meias com o campo relvado
Para lá nos dirigimos. Acontece que o Clube de Futebol reaproveitou um campo 'pelado' que já não era utilizado. Melhorou os 'balneários' e dividiu parcelas eletrificadas. Disponibiliza 'net' por wifi gratuito, tudo por € 7,00/dia.
A grande vantagem desta infraestrutura, é sem dúvida a sua localização próxima do centro de Albufeira. Quem não pretenda fazer o percurso a pé tem ali ao lado paragem de circuito urbano de autocarros.
 Mesmo se a noite se apresentava ventosa e fria, descemos até ao centro.
na areia havia quem tentasse recolher umas moedas
Na última visita, não vimos tanto granito nas zonas turísticas... este tipo de modernices, quer queiramos quer não, descarateriza os centros urbanos tornando-os menos atrativos, por passarem a banais.
A NOSSA Albufeira ontem à noite... vimos mais Estrangeiros nas ruas que portugueses... inúmeros idosos Ingleses, misturados com outros mais jovens... travestidos de 'romanos', completamente bêbados, tropeçavam por 'tuta e meia' e caíam...
Preferi conversar com a Lua que se deixava enrolar por fugidias nuvens como que envergonhada do que via...
Pernoita: Parque da Palmeira - Gps: N 37º 05' 53   W 8º 14' 36
Percorridos: 972 Km ( Dia 62 Km)
Dia 11 - 27abr13 - sábado
ALBUFEIRA - ALVOR
AS de Albufeira - Próximo da Central de Camionagem e da GNR
O vento da parte da manhã, não nos deu tréguas.
Aproveitamos para confecionar o almoço 'a bordo' até porque os tempos assim aconselham.
Logo após tomar a apetecida 'bica' no Bar do Clube... (nem acreditava no preço pedido: - € 0,50!), rumamos ao Alvor sem paragens no percurso, mesmo se atravessamos Portimão.
 Há muitos anos que não ia ao ALVOR.
Estacionamos num enorme largo térreo, ao lado do Campo de Futebol e a 100 metros da praia. A Junta de Freguesia vedou o espaço, criou uma zona de 'despejos' e colocou uma velha 'roulote' como 'receção'... Uma tomada de corrente com derivações partilhadas por quem o queira fazer... com uma 'tarifa' de € 4,00/dia,
O vento persistente tornava-se grandemente incómodo.
Mesmo assim, avançamos para a visita à 'parte velha' com a sua magnífica laguna interior e a ria de Alvor.
A parte antiga da localidade se bem que já apresenta algumas casas descaraterizadas, vai contudo mantendo outras.
Achei curioso (ou talvez não), o fato de que algumas casas que mantém as características arquitetónicas, foram adquiridas por cidadãos estrangeiros, onde tem os seus negócios.
Ainda esbocei a entrada na bonita igreja (da qual não obtive informações), mas uma assembleia de cidadãos ingleses a assistir a um ato litúrgico dirigido por uma cidadã da mesma nacionalidade, demoveu-me da intenção.

Não fora o vento desagradável e a visita teria sido mais apetecível.
Ainda foi possível ver uma ou outra casa com inúmeros ninhos de andorinhas. Estamos definitivamente na Primavera.
Percorridos: 1.017 Km ( Dia 45 Km)