De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) -

sábado, setembro 19, 2015

Vindimas no Douro Vinhateiro Parte I


Dia 1 de viagem - 19set15 - sábado
BRAGA - Amarante - Santa Marta de Penaguião - PESO DA RÉGUA
Já refeito do 'vírus' que me terá atingido no domingo passado, prevendo o bom tempo que se fará sentir nos próximos dias, aceito o desafio de repetir uma experiência inesquecível que já não repetia há 7 anos.
Desta vez na companhia dos meus Amigos Emília e Artur, avançamos na direção do DOURO VINHATEIRO para participar nas vindimas nos socalcos maravilhosos daquela região, classificada pela UNESCO em 14 de dezembro de 2001 como Património da Humanidade na categoria de paisagem cultural,
Vamos lá, que se faz tarde!
Decidimos mudar de percurso ainda que um pouco mais longo.
Em Amarante, entramos no IP4 até à Pousada antes de chegar a Vila Real.
Percorremos a antiga estrada que corre sobranceira à EN por uma meia dúzia de Km's.
Lá ao fundo, a entrada do 'Túnel do Marão'
O Gps paqra lá nos conduziu, mas... a certo ponto, surge um percurso provisório e não avançamos sem que uma viatura de pessoal da construção do túnel 'do Marão' . Que teríamos 2 alternativas: 1 regressar e entrar na AE; 2 prosseguir pela bela mas muito sinuosa estrada...
 Obviamente que optamos por seguir a sinuosa estrada, que vai desembocar a Santa Marta de Penaguião.
A quase pronta A4
 A paisagem começou a mostrar-nos os enormes vinhedos, encostas abaixo, por entre a serrania.

 Pelo caminho, cruzamos algumas aldeias, onde o casario obrigava a circular a 20 km/h tal o 'aperto' notado nas esquinas que se nos apresentavam estreitas.

 Já próximo de Santa Marta de Penaguião, as vinhas surgiam em zigue-zague, já com aspeto de estarmos próximos do Douro.

 No ano estas regiões, merecem ser saboreadas quer na época das vindimas - finais de setembro - quer finais de janeiro quando as parras se apresentam em tons de amarelo/castanho.

Em Santa Marta de Penaguião, as filas de viaturas carregadas de uvas estendiam-se por muitas centenas de metros, até à Adega Cooperativa.
A Adega de Sta Marta de Penaguião
 No final da tarde, chegaríamos à AS para autocaravanas do Peso da Régua, que se encontrava repleta de autocaravanas.
 Verificamos com agrado que toda a área adjacente à AS estava de igual modo com lotação esgotada, maioritariamente por AC Franceses.

2 lugares ocupados! Enfim!
 De registar que a Autarquia tem em fase de acabamento mais uma 'manga' de AS onde poderão permanecer uma dúzia mais de AC.
Nem tudo é perfeito - A parte nova da AS obriga a manobras cuidadas pois ou se bate no granito à frente, ou a traseira no piso...

Uma casa rolante diferente
Com varanda!
 O passeio sempre agradável à beira Rio.
A mini-feira do livro

 Com o final de dia, vamos aproveitando o bom tempo no exterior.
Com os barcos repletos de turistas a chegar para a pernoita

 Próximo à ponte pedonal (que já foi via férrea), a paisagem altera-se com o novo bairro autocaravanista.

A AS já existente
A parte 'nova' da AS
Amanhã, outro dia pela frente... 
Enviar um comentário