De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

quarta-feira, outubro 03, 2012

Rumo à Floríade - Holanda - Dia 21 de viagem - BRUXELAS

Uma ''relíquia'' em s-Heerenhoek
Dia 21 de viagem - 21.SET.12 - 6ª. feira
Borssele - (NL)  s-Heerenhoek - (B) Antuérpia -  (B) BRUXELAS
A meio da manhã, partimos em direção à Bélgica.
O ''polder'' à esquerda... ao fundo, ao centro, o mini-camping...
uma paragem para subir ''o polder'' e entender melhor o local onde pernoitamos... ao fundo à direita...
Meia dúzia de quilómetros mais adiante, surge a pequena mas muito agradável s-Heerenhoek, que teria sido uma boa alternativa para ficar pois o calmo e enorme largo fronteiro à igreja serviria a contento...
s-Heerenhoek um bom local para ficar
Chegados à autoestrada, (sem custos), percorremos a mesma até uns 30 km de Bruxelas percorrendo essa parte final por estradas nacionais.
Conforme havíamos previsto, apontamos o Gps para dois locais próximos um do outro.
O primeiro, apontado pelos sites de AC ao lado da famosa ''Atomium'', mas, pelo que vimos trata-se de _P_ para visitantes do ''Atomium'' e pago... daí que,... 
ali a uns 600 metros, contornando o quarteirão, depressa chegamos ao enorme _P_ adjacente ao Estádio de Bruxelas onde abundam camiões Tir de países de leste... recomendado pelos amigos David Estrêla e Manuel Vitorino que lá haviam ficado na primavera...
Muitos parquímetros, mas penso eu de que serão apenas para dias de futebol... parei do lado onde os ''ligeiros'' me davam um certo alento em termos de ''segurança diurna'' e daí procuramos o ''Metro'' bem perto... para revisitar o centro que dista uns 7 km dali.
Claro que uma vez mais visitamos a ''Grande Place''... no coração de Bruxelas.

A primeira vez que visitei Bruxelas, foi há uns 27 anos (ainda Portugal não havia sido aceite na então CEE), fiz essa visita inserido em representação internacional de Associação Internacional de Quadros e Técnicos do setor financeiro (FIET).
nem comento
Assim, nada de diferente encontrei na cidade, a surpresa agradável, foi ver que a Grand Place continua com o seu piso original - paralelos - pelo que não entraram ainda em ''renovações urbanas'' parôlas, como se vai constatando em muitas praças do nosso País.
















que os autarcas de Braga vejam que o que é velho e antigo (o empedrado) não se substitui por lajes polidas de granito, caras e muitas vezes aplicadas de forma desapropriada


uma das minhas perdições... apenas uma pequena amostra por estarmos em crise...




Não perdemos também a visita à bela Catedral, com os seus vitrais super belos.































É claro que havia também de visitar ''o puto'' que vai mudando de visual mas continua a fazer ''chichi''...






E mais não comento já que informação sobre a cidade não falta na net.
Para fruir o bilhete de Metro, ainda demos ''uma olhada'' aos edifícios de onde emanam as medidas duras que nos atingem...






E a chegada à ''nossa casinha'' com tudo no sítio. A noite será calma concerteza, já sem ''ligeiros'' por perto mas seguros de que a tranquilidade do local nos deixará passar a noite sem precalços.
Percorridos: 3.455 Km (Dia 128 Km)
_P_ Estádio de Bruxelas - N 50º 53' 42.0''  E 004º 19' 53.4''

Sem comentários: