De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

domingo, julho 21, 2013

À descoberta da IRLANDA - Dias 50 e 51 de viagem - dias 20 e 21 julho

Chama do 'Emigrante' em New Ross
Dia 50 - 20.julho.2013 - sábado
DUNGARVAN - Bunmahon - Fennor - TRAMORE 
Mais uma manhã de sol radioso. Aproveitamos para nada fazer, até que chegada a hora do almoço havia que confecionar o mesmo.
Depois de 'arrumar' a cozinha e visionadas as notícias, decidimos avançar um pouco para nascente, mas por estreita estrada de litoral.
Não deu para ilustrar a apertada estrada que também tinha muito de sinuoso e belo já que não existiam locais para paragem.


Já próximo de Fennor, uma pequena praia e viaturas estacionadas dos dois lados da curta estrada... buzinamos vezes sem conta... uma donzela, veio meio envergonhada retirar o seu 'carrinho', mas ainda lá ficaria uma...
Ou voltávamos para trás, ou teríamos de aguardar que a dita fosse removida... 
Depois de havermos pensado voltar para trás (não gosto nunca de o fazer)... decidi sacar da fita métrica e ir medir a distância entre as duas viaturas que mais afunilavam a estrada... dois metros e trinta!!! (esta a medida que nos diziam da AC)... medida a AC, daría 2,26 mts... ora restariam 2 cm para cada lado!!!
E não é que passamos?
Este o motivo para uma vez mais afirmar, que em termos de falta de civismo, os Irlandeses não nos ficam atrás...
Fennor

Chegados a Tramore, toda a pequena localidade estava repleta de automóveis, e a praia, ou não fora um dia de verão com sol e com a temperatura nos 28ºC... pejada de gente.
Com muita calma, estacionamos as 2 AC uma ao lado da outra, pois era um local em que as pessoas poderiam demorar, ou não... mas com crianças e muita gente, haveriam pais que não aguentavam a pressão dos pequenos e saiam mais cedo.
Um 'ticket' para todo o dia por € 2,00... e ali ficamos até final do dia.
Os meus parceiros, obviamente, foram ao mar... tendo eu preferido dar uma olhada por ali.
No final do dia, para podermos passar uma noite mais calma, optamos por passar para os 500 mts dali, junto às piscinas, onde já estavam outros AC Irlandeses.
Esta localidade que dista 15 Km de 
Percorridos: 5.424 Km ( dia 43 km )
_P_ - N 52º 09' 34.3''  -  W  007º 08' 15.5''
_P_ piscinas: N 52º 09' 45.3''  - W 007º 08' 50.1''
um lugar 5*...

28ºC na Irlanda... pouco comum...

gente aos magotes

até um combóio... para a pequenada... pelos carris...


para pernoitar... ficamos a uns 500 mts, junto à piscina coberta...
acalmia... próximo do 'bulício'...
quem viu a praia a abarrotar... e a vê mais tarde...
Dia 51 - 21.julho.2013 - domingo
TRAMORE - WATERFORD - NEW ROSS - WEXFORD - ROSSLARE
Com um amanhecer repleto de neblina, aproveitamos para sair após o almoço, para que o fluxo de veraneantes se cruzasse por nós em sentido inverso.
Assim aconteceu.
Waterford




Paragem na cidade de Waterford ( 44.000 hab.), onde os parques de estacionamento abundavam, mas sempre com barreiras em altura...
Mesmo assim, há sempre dois lugares um meio quilómetro mais adiante.
Trata-se da mais antiga cidade da Irlanda, fundada pelos Viquingues em 914 num local estratégicamente situado no estuário do rio Suir. A cidade tornou-se o principal porto de mar do Sudeste da Irlanda.
A partir do séc. XVIII, a sua prosperidade consolidou-se com a instalação de várias indústrias, destacando-se os cristais que lhe trouxeram grande renome.
A forte tradição comercial persiste ainda, e o seu porto continua a ser um dos mais movimentados da Irlanda.
A escassos 600 mts da 'Torre do Relógio', prosseguimos sem antes constatar os inúmeros estabelecimentos comerciais abertos mesmo sendo domingo.


_P_ para bicicletas...
Torre do Relógio
Em New Ross (6.000 hab.), nas margens do Rio Barrow, é também ela uma das localidades mais antigas do país.
A sua importância no passado e nos dias de hoje, vem de igual modo da situação estratégica do seu porto.
A cidade encontra-se 'engalanada' sobretudo com bandeiras dos EUA. Comemoram 0 50º aniversário da visita de JFK (Kennedy) à cidade onde ainda viviam parentes seus e esta ser a sua cidade de origem.






homenagem a JFK




De novo a avançar para o porto de Rosslare, paramos e ficaremos na cidade de Wexford (17.000 hab.), cujo nome vem de Waesfjord, uma palavra nórdica que significa ?Estuário das Marismas'. A localidade prosperou como porto durante séculos, mas o assoreamento do estuário na época vitoriana acabou com a maior parte do tráfego marítimo.
Os cais de Wexford, de onde outrora partiam barcos para Bristol, Tenby e Liverpool, são agora apenas utilizados por barcos marisqueiros.
Ainda assim, é uma cidade movimentada e com um bom ambiente artístico.
À hora a que na TV o PR anunciava a manutenção do (des) governo, uma chuva abundante caiu sobre a cidade... 





ora cá estamos preparados para a noite...
pois... a placa... 
Percorridos: 5.503 Km ( dia 79 km )
_P_ - N 52º 20' 40.4''  -  W  006º 27' 11.8''

Sem comentários: